PAS-UEM é a abreviatura de Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá. É uma forma alternativa de ingresso aos cursos de graduação da UEM. Por esse processo, o aluno matriculado na primeira série do ensino médio que desejar participar do PAS realiza uma prova ao final de cada uma das séries do ensino médio.
Como surgiu o processo de avaliação seriada no Brasil?
A preocupação com formas alternativas de acesso ao ensino superior é anterior à nova LDB, lei n.º 9394/1996. Com autorização especial do MEC, a Fundação Cesgranrio implantou, em 1992, o Sistema de Avaliação Progressiva para o Ingresso no Ensino Superior – Sapiens. Esse sistema, que funcionou até 1995, consistia de duas avaliações anuais ao final de cada semestre letivo. Cada curso aceitava até 30% de seus ingressantes por esse sistema. A Universidade Federal de Santa Maria, em 1995, também implantou o seu Programa de Ingresso ao Ensino Superior – Peies, que previa uma prova ao final de cada série do Ensino Médio. Outras formas de seleção semelhantes foram introduzidas após a nova LDB, como o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UNB, em 1996. Atualmente, diversas instituições empregam algum tipo de sistema de avaliação seriada.
O que você vai ver na revisão?
Aulas de: Arte, Biologia, Gramática, Sociologia, Física, Geografia, Conhecimentos Gerais, Literatura, Matemática, Química, Redação, Língua Estrangeira, Geometria, Literatura e História.
INSCRIÇÃO
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa
Política de Privacidade.