Imagem Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos
Imagem Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos
OBJETIVO DO CURSO
O objetivo do curso é aprofundar a qualificação profissional do discente que obteve graduação nas áreas tecnológicas que permitam desempenhar as atribuições para a atividade determinada pelo CREA/CONFEA.
Georreferenciar um imóvel é definir a sua forma, dimensão e localização, através de métodos de levantamento topográfico. O Incra, em atendimento ao que preconiza a Lei 10.267/01, exige que este georreferenciamento seja executado de acordo com a sua Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, que impõe a obrigatoriedade de descrever seus limites, características e confrontações através de memorial descritivo executado por profissional habilitado - com a emissão da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), por parte do CREA - contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, com a precisão posicional de 50 cm sendo atingida na determinação de cada um deles (art. 176, § 4º, da Lei 6.015/75, com redação dada pela Lei 10.267/01).

DESCRIÇÃO DO CURSO
Geoprocessamento compreende as atividades de aquisição, tratamento e análise de dados sobre a Terra. Isto envolve desde um conjunto de tecnologias para a coleta de imagens da superfície do planeta, conhecido como Sensoriamento Remoto, até o processamento e análise desses dados, em forma de mapas digitais, usando-se, os Sistemas de Informação Geográfica, um ambiente computacional orientando à análise e interpretação de diversos fatos e fenômenos relacionados à Terra.

PÚBLICO ALVO
Engenheiro Agrimensor; Engenheiro Agrônomo; Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro de Geodésica e Topografia, Engenheiro Geógrafo; Engenheiro Civil, Engenheiro de Fortificação e Construção; Engenheiro Florestal; Arquitetos e Urbanistas.
 


GRADE CURRICULAR:
Ajustamento de observações – 20h
Cartografia – 20h
Geodésia aplicada ao georreferenciamento  - 40h
Topografia avançada – 40h
Topografia avançada com o uso de drones – 40h
Geoprocessamento - 60h
Introdução a modelagem - 40
Sensoriamento remoto – 80h
Cadastro técnico rural – 20h
Metodologia da Pesquisa Científica – 20h
Qualificação de artigos (pré-banca)
Palestra
Carga Horária Total do Curso – 380h

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.
 
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:
Fotocópia frente e verso do Diploma de Graduação ou Tecnólogo autenticada;
Fotocópia do histórico de graduação superior (sem cortes);
Fotocópia do RG;
Fotocópia do CPF;
Fotocópia do comprovante de residência;
Foto 3x4 atualizada;
Fotocópia da Certidão de Nascimento/Casamento.
 
INÍCIO DAS AULAS:
A instituição iniciará a pós-graduação com a quantidade mínima de 20 alunos matriculados. As aulas são ministradas aos sábados, das 08h às 18h.
 
INVESTIMENTO:
Consulte o Depto. de Pós Graduação.
 
Aproveite, temos as melhores condições comerciais!
Estude na Faculdade que vem inovando o ensino das Engenharias e Arquitetura no Paraná.

CONTATO:

Email: posgraduacao@feitep.edu.br