Imagem Engenharia Química
Imagem Engenharia Química
Curso reconhecido pelo MEC - Portaria N.º 982, de 16 de novembro de 2022, publicada no Diário Oficial da União em 17 de novembro de 2022
 
O engenheiro químico lida com transformações físico-químicas e os processos industriais envolvidos. Estas transformações estão em praticamente toda a indústria, “agregando valor” aos produtos. Desde a fabricação de uma pasta de dente até um carro, toda indústria tem processo de transformação físico-química, ou seja, o trabalho de um engenheiro químico está mais presente em nosso dia-a-dia como imaginamos. Ele é responsável por transformar matérias químicas, através de processos químicos, em produtos úteis e apropriados para o nosso uso. Alguns exemplos destes produtos: tinta de caneta esferográfica, esmalte de unha, potes plásticos para armazenar alimentos, medicamentos, alimentos e muito mais.

O engenheiro químico desenvolve e supervisiona processos produtivos em indústria, além de elaborar técnicas de transformação físico-química de matérias-primas. Além dos processos de transformação, ele preocupa-se também com as técnicas de extração das matérias-primas, de forma a causar o menor impacto ambiental possível.
 
Matriz Curricular